segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Síntese Manual do Conforto Térmico


Capítulo 3

  • Neste capítulo percebemos que a arquitetura está altamente e diretamente relacionada as noções  de conforto e este está relacionado da mesma maneira com as noções climáticas.
  • O capítulo pode ser dividido em duas partes; a primeira que mostra os fatores climáticos como a radiação solar, movimento aparente do sol, distribuição dos continentes e oceanos, topografia, revestimento do solo, ventos e muitos outros. A segunda parte mostra como a arquitetura pode solucionar esses problemas criados a partir de um clima seco/úmido ou quente/frio.
  • A arquitetura com seu papel de planejar tem a função de usar esses fatores climáticos a favor das construções tanto em escalas internas como em escalas urbanas.
  • Desse jeito, o arquiteto analisa todos os fatores incidentes em uma região para adequar o seu projeto, desde a distribuição das ruas, uma vez que o eixo e largura das ruas influenciam nas sombras e ventilação de um espaço até a escolha dos materiais e cores, que influenciam na quantidade de calor a ser armazenada.
  • Lembrando ainda de um fato muito importante! A arquitetura está altamente relacionada com o clima de uma região, por isso não deve ser copiada! Mas sim planejada de acordo com as suas necessidades (:






Estudo das manchas de sol

Simulação das manchas de sol nos 3 dias típicos do ano através do Programa Luz do Sol. 
Dimensões do meu quarto na fachada de orientação nordeste

Solstício de verão

Solstício de inverno
Equinócio de primavera


Orientação nordeste
Azimute: 52,6º