segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Síntese Manual do Conforto Térmico


Capítulo 3

  • Neste capítulo percebemos que a arquitetura está altamente e diretamente relacionada as noções  de conforto e este está relacionado da mesma maneira com as noções climáticas.
  • O capítulo pode ser dividido em duas partes; a primeira que mostra os fatores climáticos como a radiação solar, movimento aparente do sol, distribuição dos continentes e oceanos, topografia, revestimento do solo, ventos e muitos outros. A segunda parte mostra como a arquitetura pode solucionar esses problemas criados a partir de um clima seco/úmido ou quente/frio.
  • A arquitetura com seu papel de planejar tem a função de usar esses fatores climáticos a favor das construções tanto em escalas internas como em escalas urbanas.
  • Desse jeito, o arquiteto analisa todos os fatores incidentes em uma região para adequar o seu projeto, desde a distribuição das ruas, uma vez que o eixo e largura das ruas influenciam nas sombras e ventilação de um espaço até a escolha dos materiais e cores, que influenciam na quantidade de calor a ser armazenada.
  • Lembrando ainda de um fato muito importante! A arquitetura está altamente relacionada com o clima de uma região, por isso não deve ser copiada! Mas sim planejada de acordo com as suas necessidades (:






Nenhum comentário:

Postar um comentário